Office Address

123/A, Miranda City Likaoli
Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9

+(090) 8765 86543 85

Email Address

info@example.com

example.mail@hum.com

Conheça planos do governo federal para produção energética nos próximos anos

Energias Renováveis

Será elaborado um projeto sobre hidrogênio de baixo carbono

O Brasil detém uma matriz elétrica limpa. A fonte hidráulica deve representar 59,5% da produção em 2022. Outros 24,4% devem ser provenientes de energia solar, eólica e biomassa. Em 2022, 84% de nossa matriz elétrica deverá ter origem em fontes renováveis. Vale lembrar que, em 2021, o país registrou recorde de capacidade instalada de energia eólica e solar: 20,8 GW de energia eólica e 13,4 GW de energia solar.

O Governo Federal trabalha na elaboração de um Programa Nacional do Hidrogênio, considerando o grande potencial do país para a produção de hidrogênio de baixo carbono, com base em energia produzida a partir de fontes limpas, tais como bioenergia e eólicas offshore, entre outras. O país tem potencial estimado de capacidade a ser instalada dessas eólicas, a partir do vento que sopra em alto mar, equivalente a quase 50 Itaipus, resultando em 700 GW de potência.

O Governo também lançou o Programa Nacional de Crescimento Verde que oferece financiamentos e subsídios para incentivar projetos e atividades econômicas sustentáveis, além de priorizar a concessão de licenças ambientais e gerar os chamados “empregos verdes”. Com esse pacote de incentivos, o objetivo é neutralizar a emissão de carbono pelo país até 2050.

Outra ação importante foi o Programa Metano Zero, que fez do Brasil o primeiro país a implementar compromissos assumidos durante a COP-26, com financiamento específico para estruturar projetos de tratamento de resíduos orgânicos de aves, suínos, laticínios, cana-de-açúcar e de aterros sanitários, a fim de reduzir 30% das emissões totais de metano em território nacional.

Na área de reciclagem, o país deu um salto significativo com o lançamento do Certificado de Crédito de Reciclagem – Recicla+ para estimular a aplicação de recursos privados na reciclagem.